segunda-feira, 23 de março de 2009

O papel de cada um na família (Pais e filhos)

A Bíblia nos diz como devemos agir como pais e filhos.
"Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos. " (Efésios 6:4)
Aqui encontramos três situações importantes. Não devemos irritar nossos filhos, devemos exercer a disciplina e devemos ensinar.
Os pais são responsáveis pelo ensino dos filhos, além do ensino informal, que se baseia em nosso exemplo, deve-se ensinar em todas as áreas, seja espiritual, financeira, nos relacionamentos.
"e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem." (Deuteronômio 6:7)
A base da educação familiar é para vida toda. No salmo 78 podemos encontrar diversas informações sobre a educação de nossos filhos. Encontramos também em 1 Samuel 2 uma história triste onde Eli não se importou com a educação de seus filhos.
É preciso estabelecer limites. Crianças que crescem sem limites serão parados pela polícia. Impor limites não irá diminuir o amor dos filhos pelos pais. Os limites se aprendem em casa. Ensine a criança aquilo que ele pode fazer, de acordo com a sua capacidade e idade.
"Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele. " (Provérbios 22:6)
A primeira responsabilidade dos pais é a de educar os filhos. O sacerdócio na família é muito importante.
Deus irá pedir contas a você para saber como foi que você criou seus filhos.
Ainda encontramos um recado para os filhos.
Em Efésios 6:1-3 enconramos:
" Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo.
Como dizem as Escrituras: Respeite o seu pai e a sua mãe. E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é:
Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra."
Os filhos não precisam concordar com tudo que os pais dizem, mas é preciso conversar porque pais também erram. Respeitar os limites, cooperar, ajudar e cuidar dos pais quando estes estiverem precisando são funções dos filhos.
O filho precisa reconhecer e saber valorizar a importância dos pais e não receonhecer na beira do caixão. Deus deu autoridade aos pais. Os pais representam Deus na Terra em relação aos filhos.
"Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção." (Salmos 127:3)
"Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. " (Provérbios 6:20)
Portanto, pais e filhos devem agir conforme os mandamentos divinos. Assim a família será uma família completa, saudável, forte e abençoada.

Nenhum comentário: