segunda-feira, 16 de março de 2009

"Era-lhe necessário"

Para cristãos fiéis, deve ser necessário andar pelos caminhos onde estão os enfermos e pecadores. É uma questão de seguir o exemplo de Jesus. É necessário passar por Samaria. Samaria ficava no meio do caminho, entre a Judéia e a Galiléia. Entretanto, nenhum judeu ortodoxo passaria por ela, ao viajar do norte ao sul.
Por que então, Jesus achou que “Era-lhe necessário passar por Samaria” (João 4.4)?
Os primeiros discípulos do Cristo ainda não haviam aprendido que seu Mestre não deveria ser visto como uma propriedade da religião judaica. Por isso, viajar através de Samaria e relacionar-se com samaritanos pareceu para eles como uma heresia, um escândalo.
Neste ponto, muitos crentes normais de hoje refletem o exclusivismo dos primeiros cristãos. Aparentemente, eles não leem, ou não aceitam a decisão do Concílio de Jerusalém (Atos 15).
É preciso enfatizar que, muito antes do concílio o qual oficialmente aceitou gentios como cristãos, o próprio Jesus já havia ensinado a universalidade da Sua missão no mundo.
Cristãos que sejam fiéis ao Espírito de Cristo não devem aceitar “igrejinhas” exclusivas.
Cristãos que levam Cristo a sério devem “andar com publicanos e pecadores” porque, como disse o Mestre, “os sãos não precisam de médico”.
O verbo usado pelo evangelista João é muito forte: “era-lhe necessário”. Para nós, hoje, continua sendo obrigatório “passar por Samaria”.
Escrito por Olavo Feijó em 18 de fevereiro de 2009 (O Jornal Batista)

Nenhum comentário: