domingo, 22 de março de 2009

O papel de cada um na família (Maridos e esposas)


Em Gênesis no relato da criação, Deus criou o sol para fornecer calor e luz durante o dia, criou a lua para fornecer claridade e ar fresco à noite. Deus criou os seres que habitam a terra, o céu e mar. Cada obra de Deus possui suas caracter´sticas e funções. E é assim até hoje.
Quando Deus criou a família, Ele estabeleceu que cada pessoa tivesse a sua responsabilidade, e se um não cumprir sua tarefa, o resultado é doença, uma família desestruturada.
Isso é uma questão muito séria, pois foi Deus quem criou a família (Gn 2). Deus tem bênçãos para a família, Ele quer que as famílias sejam saudáveis, fortes e abençoadas.
Para isso, Deus entregou responsabilçidade para o marido, para a esposa, para os pais e para os filhos.
Se algum membro não cumpre com a sua parte, essa família está deficiente, não é uma família saudável.
Em Efésios 5:25:33, o autor nos mostra como os maridos devem ser. Devem agir da mesma forma, ou da mais parecida possível, como Jesus fez pela Igreja, que deu sua própria vida por ela. Cuidou dela da melhor maneira.
"Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.
Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.
O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo.
Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja,
pois nós somos membros do corpo de Cristo.
Como dizem as Escrituras Sagradas: 'É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa.'
Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja.
Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido. " (Ef 5:25-33)
O marido precisa se colocar na posição de lider.
Em 1 Coríntios 11:3 encontramos a autoridade outorgada por Deus.
"Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo. "
Porém essa liderança do marido deve ser com amor, o marido deve honrar a sua esposa dinate dos filhos, diante das pessoas. Se há alguma restrição não deve ser dita na presença dos filhos. O marido deve amar e honrar a mãe de seus filhos. Não se deve também fazer críticas sobre a esposa na frenre de outras pessoas, qualquer palavra que seja deve ser dita apenas na presença dela.
"Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês." (1 Pedro 3:7).
Um dos pecados nos dias de hoje é a omissão.Maridos não devem ser omissos, devem se comportar conforme a sua posição, exercer uma liderança em amor, obedecendo a hieraquia criada por Deus.
Em Efésios 5:22-24, vemos como as esposas devem ser.
"Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor.
Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo.
Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido."
Em Gênesis 2:20 Deus cria a esposa para ser auxiliadora. Na visão de Deus não há diferença entre homens e mulheres, Ele ama igualmente a todos.
" Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus." (Gálatas 3:27-28)
Mas para a sociedade humana existe uma hierarquia onde a esposa deve ser submissaao esposo.
"A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos." (Provérbios 14:1)
A responsabilidade do lar é da esposa. No propósito de Deus a mulher guarda que o marido é o lider e ela é a vice-lider.
Maridos e esposas tem a sua função dentro da família, e na Bíblia é mostrado de forma bem clara. A família precisa ter essa harmonia onde cada ser faça a sua aprte corretamente conforme os princípios de Deus.

Fotos: Vanessa e Rodrigo
- Rosana e Luciano

Nenhum comentário: