quinta-feira, 19 de março de 2009

Alguns versículos - Gênesis

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"
Gn 1:26

A pluradidade usada por Deus em referência a si mesmo não prejudica a sua unidade. 'Homem' neste caso é uma referência genérica a homens e mulheres.'Imagem (representação)' e 'semelhança (smilaridade)' são sinônimos, e se referem a algo feito a partir de um padrão. O pronome nossa refere-se à trindade.


"E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a" Gn 1:28

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Gn 2:24

O homem começa a sua jornada com essa bênção divina, através do casamento. A aliança do casamento é colocada em três partes:

1) "Deixar pai e mãe", é o momento do compromisso úblico, à cerimônia de casamento.

2) "Unir-se" sugere afeição terna e compromisso de fidelidade num permanente relacionamento de amor crescente.

3) "Tornar-se uma só carne" na união física, refere-se a uma relação profunda e exclusiva intimidade.


"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gn 2:7

Enquanto coloca o homem no contexto do restante da criação, apresenta detalhes específicos da criação do homem.A origem em hebraico do verbo "formou" era em geral na produção da obra do oleiro, que molda vasos a partir do barro.


"Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." Gn 3:4-5

Satanás decide disfarçar-se de uma criatura sagaz. Certamente não morrerás é uma negação atrevida de um decreto divino. Deus sabe tudo. Satanás acusa Deus de ter intuitos desonrosos. Toda tentação provém de querer agir a seu modo, em vez de agir conforme o desejo de Deus.


"No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás." Gn 3:19

Embora tivesse de trabalhar arduamente por longas horas (condenação), o homem conseguiu produzir alimentos que lhe sustentariam a vida. O trabalho penoso do homem não conseguiria impedir a chegada da morte. A origem do seu corpo (Gn 2:7) e a fonte do seu alimento (Gn 3:17)vieram a ser símbolo da morte que o aguardaria no fim.


Nenhum comentário: