domingo, 31 de maio de 2009

Infância: uma terra produtiva

A criança é inteligente de natureza. Ela é curiosa, esta sempre com vontade de aprender, pois está em um período de desenvolvimento físico e mental, rápido e intenso, na descoberta do mundo. A capacidade perceptiva e a inteligência são percebidas nos bebês, desde o primeiro momento. Tudo é novo e fascinante, como um parque de diversões. Todo seu corpo é usado para o conhecimento, pés, mãos, olhos, boca, tudo é usado para explorar e experimentar. O cérebro armazena todas as sensações, que vão sendo associadas com as palavras.
Todo estímulo e orientação que a criança recebe contribuem para o seu desenvolvimento. A criança aprende brincando, assim ela desenvolve suas habilidades e compreende o funcionamento dos objetos. Brincando ela amplia a sua visão de mundo, constrói seu conhecimento, desenvolve o emocional. Elas ficam atentas a tudo que acontece a sua volta, observam e gostam de imitar os adultos. O que elas ouvem e veem, formam suas ideias. Na infância o indivíduo aprende a lidar com as diversas situações do dia-a-dia: Reagir e defender, errar e acertar, o sim e o não, medo, ansiedade, dividir, compartilhar etc.
As crianças são mais espertas e inteligentes do que pensamos. Quando percebem que os pais ou professores são permissivos, elas são capazes de manipulá-los e controlá-los. Um exemplo é a pirraça que uma criança faz quando deseja conseguir alguma coisa em supermercados ou lojas.
“Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa.” Pr 20.11.
O mundo é um lugar perigoso. Muitas vezes os pais desconhecem as reais capacidades, direitos e necessidades da criança e por causa disso o resultado é: insegurança, apatia, dificuldades escolares, birras, timidez, isolamento. Por outro lado: agitação e agressão.
É preciso disciplinar os filhos. Disciplina não quer dizer castigo, muito menos punição. A palavra é derivado do Grego, quer dizer “treinar”. Disciplinar alguém é orientar, ajudar a alcançar um nível de maturidade. Para que a disciplina seja eficiente é preciso manter o tanque emocional das crianças bem cheio de amor.
Passos para a correção:
- Agir com rapidez.
- Tratar individualmente.
- Estabelecer responsabilidade pessoal.
- Relacionar as ações ao valor do caráter.
- Apelar à consciência.
- Procurar o arrependimento.
- Restaurar o relacionamento com o perdão.
- Avaliação pessoal do líder/pais na correção.
Estimule as crianças ao seu redor, e corrija-as com amor.
Regue essa terra produtiva que Ele colocou em suas mãos.
Raquel Almeida

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