quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Por que perdoar?

Não existe no mundo alguma pessoa que possa se levantar, bater no peito e dizer: "Eu nunca ofendi, nunca feri ninguém." ou "Eu nunca fui ferido por ninguém." Quem pode dizer isso? Ninguém.
Para Jesus o perdão faz parte do estilo de vida do cristão. Na cruz em seus momentos de dor, Jesus disse: Pai, PERDOA esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo. (Lucas 23:34)
Em Mateus 18:21-35, temos uma situação onde um súdito devedor pede que o rei o perdoe pela dívida de milhões de moedas, o rei com pena o perdoa. Porém este súdito foi muito duro com uma pessoa que o devia 100 moedas. E teve consequências sobre suas atitudes.
Devemos perdoar não somente 7 vezes, mas setenta vezes sete, ou seja, um cristão deve perdoar.

Mas o que é perdoar e por que perdoar?

1) O perdão que oferecemos é resultado do perdão que recebemos de Deus.

2) O perdão é uma condição para obter o perdão de Deus no dia a dia. (Mateus 6:12, 14-15).
Quando aceitamos Jesus como Salvador, os pecados passados são perdoados e anulados (item 1 acima). Mas a partir desse momento devemos perdoar para obter esse perdão divino. Não somos perfeitos e estamos diante de situações onde podemos magoar ou ser magoados.

3) O perdão na vida de um cristão não tem limites. (Mateus 18:21-22; Lucas 17:3-4)
É preciso reconhecer a necessidade de perdoar, peça a Cristo que perdoe por você, caso você não consiga sozinho. A alegria voltará. O coração ficará limpo. Em Lucas 17:5 os apóstolos pedem a Jesus: " Aumente a nossa fé".

4) O perdão é uma decisão, o sentimento vem depois. Perdão não é opção, é um mandamento.

5) O perdão é uma questão pessoal (Mateus 18:15). Se houver ofensa pública o perdão também deverá ser público.

6) Perdoar significa sepultar a ofensa.

7) O perdão é libertador. O ressentimento nos prende. Existe uma associação maligna através do ressentimento. Cada lado irá carregar um peso. A dor do ofendido e a culpa do ofensor os mantém presos. Além disso, o ressentimento gera amargura, a acaba influenciando as ações, e também traz problemas físicos. Em geral, qualquer ressentimento irá causar danos.

Nenhum comentário: