quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Por que perdoar? (segunda parte)

Algumas perguntas básicas e suas respostas em relação ao perdão.

1) Se eu não esqueço a ofensa é porque não perdoei?
Perdoar não é esquecer, é não sentir mais a dor. Podem existir lembranças didáticas do fato, mas não dói mais.

2) Devo perdoar mesmo quando a pessoa não reconhece que me ofendeu?
Sim. A questão é sua. Não se deve guardar ressentimentos e você fez a sua parte.

3) Posso perdoar só no coração ou preciso falar para a pessoa que eu a perdoei?
Deve ser falado com a pessoa abertamente. É muito importante que seja falado para todas partes envolvidas.

4) Se uma pessoa se diz magoada por mim, mas eu tenho a consciência de que não a ofendi, preciso pedir perdão?
Sim. Trata-se do sentimento da pessoa. pode ser que você não tenha tido tal intenção, mas foi assim que a pessoa entendeu. É preciso pedir perdão.

5) O que fazer quando busco o perdão de uma pessoa e ela se nega a perdoar?
Vá em frente e peça perdão, você está fazendo a sua parte.

6) Perdoar significa necessariamente reconciliação com a pessoa que me feriu?
Não. Apenas apaga a ferida.

7)Se a minha ofensa causou danosd à pessoa basta pedir perdão ou preciso fazer reparação?
É preciso fazer a reparação. A ofensa foi causada e por isso é preciso que seja feita essa restauração. Mesmo se você é o fendido da situação, vá até a pessoa que a ofendeu e diga que você a perdoou.

Nenhum comentário: