terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que é ser igreja

Três figuras principais traduzem o que é ser uma igreja: Igreja é uma comunidade, Igreja é como um corpo e Igreja é uma família.
1) Igreja é uma comunidade (Atos 2:42-47)
Algums pessoas veem a igreja como uma instituição, um prédio, um ajuntamento, um local de prestação de serviços, local de eventos com pessoas famosas, local filantrópico entre outras. Em Marcos 3:14 está escrito que Jesus "ewcolheu doze homens para ficar com Ele...". Por isso, entendemos que Igreja´foi um movimento iniciado por Jesus, Eleiniciou seu ministério criando uma comunidade (um pequeno grupo). Esse foi o protótipo da igreja. Jesus poderia pastorear cinco mil pessoas se Ele quisesse, mas preferiu reunir-se em pequeno grupo para que houvesse mais intimidade. A base é o relacionamento em duas dimensões: Relacionamento de pessoas com Deus e relacionamento de pessoas com pessoas. Ainda em Mateus 16:18, podemos encontrar o que, numa figura de linguagem, percebemos com certidaão de nascimento da igreja. "Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la."
2) Igreja é como um corpo (I Coríntios 12:12-27)
A partir de duas pessoas podemos considerar um grupo. Grupos pequenos as pessoas estão mais próximas. A figura considerada mais rica para ilustrar o significado de igreja é a do corpo. Na igreja, como no corpo deve haver:
- Unidade em meio a diversidade. Sendo diferentes uns dos outros os membros vivem em unidade. Há um relacionamento entre as partes envolvidas, irãi se identificar de alguma forma.. Nós precisamos ter convivência uns com os outros, mas o relacionamento não deve ser superficial. Nos versículos 12,13,14,18 e 20, percebemos que os membro trabalham em harmonia. Cada pessoa é diferente, mas juntas formam um grupo, um corpo. Cada parte do corpo é diferente, possui uma função, mas juntos formam o corpo.
Requer amor, paciência, aceitação e perdão. Se você está ligado ao corpo, não importa a diferença de função. Há uma interdependência.
- Interdependência. Há uma conexão, um relacionamento vital entre os membros, um complementa o outro. Todos os membros são importantes. Fazemos parte de uma igreja, de um corpo. A igreja como corpo onde Cristo é a cabeça. Ele dirige.
Nos versículos 15, 16, 17 e 21 percebemos claramente essa relação de interdependência. Os membros do corpo não são independentes, eles dependem uns dos outros. Todas as pessoas do grupo são importantes.
- Solidariedade. "Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se um aé elogiada, todas as outras se alegram com ela" (versículos 25 e 26).
Os membros são sensíveis às necessidades uns dos outros e praticam o serviço mútuo. É possível fazer algo prático. O amor deve ser prático. É impossível praticar o amor prático em grandes dimensões. É necessário ter um grupo pequenmo onde há uma relação mais íntima entre os envolvidos, um relacionamento transparente e em comunhão..
Jesus sonhou com uma igreja corpo. A beleza não está na diferença que nos caracteriza, mas no amor. Essa diferença necessita de amor. Devemos ter interesse sinceros uns pelos outros .
3) Igreja é uma família. (Efésios 2:11-19)
Há fatores que caracterizam uma família saudável e devem estra presentes na vida da igreja. Deve haver um amor incondicioanl revelado através da aceitação e do perdão entre as pessoas. Deve existir um ralacionamento de intimidade e transparência na convivência diária. Deve construir um crescimento através do enfrentamento solução dos conflitos. Deve ter compromisso e responsabilidade uns com os outros.
Em Romanos 12:9-21 há uma mensagem interessante sobre a nossa convivência. Em Filipenses 2:1-4 temos também informações importantes a esse respeito.
Enfim, a igreja desejada por Cristo deve ser uma junção dessas três figuras, elas se entrelaçam, uma está ligada na outra. Somos comunidade, corpo e família. E estamos aqui para servir ao Senhor.

Nenhum comentário: