terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Identidade da igreja

O texto em Efésio 4:1-8 nos mostra como deve ser a identidade da igreja. Nos mostra as características, a ideia de Cristo sobre a igreja, como Ele quer que sejamos.
Paulo, nas primeiras partes das cartas faz reflexões teológicas, doutrinárias e na segunda parte divulga o ensino através de ações, a prática na vida das pessoas.
A mensagem de Deus só tem sentido porque se refere ao homem. Nos interessamos pela mensagem divina porque tem a ver conosco. A teoria é importante, o ensino é importasnte, mas a vivência marca nossas experiências terrestres.
A fábula de Fontaine "Guizo do gato", ilustra a distância das palavras e ações.
A moral desse história é que entre palavras e ações há uma longa distância. O questionamento prático muitas vezes não são respondidos; livros e palestras falam bonito mas estão longe da experiência existencial, da prática.
São porta vozes de Deus que sabem muito sobre Deus e muito pouco sobre as pessoas.
Paulo começa a colocar na prática, começa a ressaltar o que nos interesa hoje.
A nossa idenidade como igreja, como servos.
Os seguidores de Cristo em determinda época descrita em tessalonicenses, viviam em em função da volta de Jesus, mas cristo não voltava e foram se questionando. Portanto, vivam mas não vivam obcecados pela volta de Cristo.
A igreja tem a missão de levar a mensagem para proclamar o evangelho que pode transformar as pessoas. Devemos cumprir essa missão.
A identidade da igreja é composta de três situaçãoes que interegem:
1) Vocação: viver da maneira digna com a vocação que recebmos (Versículo 1).
Fomos chamados para vivermos a vida cristão. Cada discípulo tem uma missão, temos consciência de que pertencemos a Deusd. todos são igualmente vocacionados no chamado de Deus.
O livro O peregrino de JOHN BUNYAN, mostra o quão é importante a identidade, é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história de Cristão serve como supremo modelo de perseverança em meio a dificuldades.
Se pergunta onde você está? Está praticando a vocção de Jesus Cristo, testemunhando, falando do amor de Cristo, abençoando as pessoas pelo amor de Cristo? Nosso chamado é vocação e missão, para mostrar a fé cristã.
2) Sejam/prática (versículos 2 e 3)
Refere-se a palavras e ação. Viver a prática. A igreja tem a sua identidade vinculada não só ao discurso, mas também na maneira como vivemos e como colocamos em prática. Trata-se de nosso testemunho, nossas aplicações nas situações vividas, nossa sincronia entre palavra e ação.
3) Dons (vocação e prática) - (Versículo 4,5 e 6).
Há um vínculo da unidade de vivermos em família de Cristo. É um corpo plural Dom da liberalidade, São transitórios e só Deus pode dar. Dá os dons de acordo com o que a igreja esteja precisando.
Quando Deus equipa a sua igreja com dons. Ele não faz por causa da igreja. Ele o faz por causa do mundo. Quando capacita a igreja com dons, Ele quer que a igreja use para responder à sociedade. Qual é a ferramenta que Deus tem colocado em suas mãos?
No versívulo 8 Paulo dnos fala que Cristo dá dons, prêmios, presentes e graça sem receber nada em troca, É um General diferente Gosta de doar.
A igreja vence com Ele, a igreja é vitoriosa porque Ele é vitorioso. Portanto, sejamos a igreja que cristo sonhou

Nenhum comentário: