terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Que tipo de solo é o seu coração?

Em Lucas 8:4-15 encontramos a parábola do semeador. Trata-se de uma mensagem sobre a nossa verdadeira aceitação e entrega a Jesus.
Jesus nos conta nessa parábola que existem 4 tipos de solos, que podemos entender como nossos corações. A semente é a palavra de Deus.
1 - É aquela pessoa com o coração endurecido, que possui uma mente indiferente à palavra de Deus, são fechados e insensíveis (versículo 5). Jesus explica no versículo 12 que essas pessoas recebem a mensagem, mas o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas.
2 - No versículo 6 está aquela pessoa que possui uma experiência espiritual superficial. Vai agir através da empolgação, de emoções momentâneas. Jesus explica (versículo 13) que essas pessoas não irão aprofundar seu relacionamento com Deus. Mas quando chega a tentação, abandonam a fé, e assim as raízes não irão se desenvolver.
3 - Jesus nos diz que há pessoas que não dão prioridades a Deus (versículo 7) Há espinhos entre as sementes, estão ali camuflados. Quando a semtne boa é jogada, as sementes ruins já estão lá e sufocam o solo e não produzem os frutos desejados. No versículo 14 Jesus nos explica que as preocupações, as riquezas, os prazeres desta vida aumentam e assim sufocam essas pessoas. São pessoas que não fizeram entrega total a Deus, o coração está dividido.
4 - Nos versículos 8 e 15 encontramos onde está a terra boa, cada semente produz cem grãos. São pessoas de coração aberto, de religiosidade apurada, entrega total. Trata-se daquela pessoa que escuta e que guarda no coração a palavra. São fiéis, obedientes e assim produzem muitos frutos.
Através dessa passagem bíblica podemos fazer uma auto análise de nossa vida em cima das perguntas:
- Que diferença a palavra de Deus está fazendo em minha vida?
- Que tipo de solo é o meu coração?
Ninguém precisa de religião, as pessoas precisam é de Deus, tudo aquilo que quiser tomar o lugar de Deus em nossa vida deve ser arrancado. Deus deve estar em primeiro lugar.

Nenhum comentário: