sexta-feira, 17 de abril de 2009

Testemunho - Luciano Ruy Fiorio

O poder restaurador de Jesus é extraordinário. Quero compartilhar meu testemunho de vida com vocês, é edificante, só Jesus liberta!
‘‘Pois com amor eterno JESUS me amou e também com amorável benignidade me libertou; Aleluia’’.

Sempre fui à igreja desde quando era criança, fiz a primeira comunhão, crisma, sabe como é... era uma questão de valores e tradição, sou de uma família de descendentes de Italianos, o problema é que eu não tinha um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, eu ainda não sabia invocar o seu nome, não sabia quem ele (Jesus) realmente é!
A história é longa, acredito que foram vários processos, tudo começou com uma sementinha que foi plantada quando eu ainda tinha uns 6 anos, meu pai tem uma irmã que é casada com um pastor, e eu gostava muito de jogar bola com meu primo, até que um dia nós estávamos na casa do avô dele, que também era pastor e morava no centro de Linhares. A casa dele era no térreo da 1° Igreja Batista de Linhares, e nós jogávamos bola no quintal. Um dia fiquei para almoçar lá, e na hora de orar e agradecer pela comida, meu tio perguntou se eu sabia orar? Eu respondi que não sabia e então, ele me convidou para recitar um salmo junto com eles, “ O Senhor é o meu pastor e nada me faltara, (Sl 23.1),” eu nunca mais esqueci dessa oração e pratico-a até hoje!
Já usei drogas e isto foi a pior coisa que fiz na minha vida! Eu me lembro quando tinha uns 14 anos e sempre via uma galera fumando maconha na rua onde morava e meus pais estavam sempre me alertando para não aceitar nada caso eles me oferecessem, eu tinha até medo, pois não entendia muito bem o que acontecia. Mas com o passar do tempo conheci uns amigos que quando a gente ia à praia eles sempre fumavam um baseado e depois ficavam na deles, nunca forçavam a barra para eu usar, pelo contrario, falavam que eu era garoto e àquilo não era para mim!
Eu já estava com 17 para 18 anos, já tomava um vinho, gostava de vodka, tomava álcool legal, principalmente nas festinhas...
As coisas começaram a piorar de verdade depois que fui para uma escola onde a maioria dos meus colegas gostavam de lança perfume e também fumavam muita maconha! Não teve jeito eu resisti até os 17 anos, mas um dia resolvi fumar um baseado para saber como era aquilo, depois o consumo foi aumentando, no inicio era só no final de semana, depois passei a fumar todos os dias e quando cheguei aos 20 anos já fumava uma carteira de cigarros para disfarçar o cheiro da maconha e o pior, comecei a cheirar cocaína e andava armado, no meu caso o uso de arma era uma tradição de família do interior!
Agora vem o lado bom, como sou surfista percebi que o cigarro e a cocaína estavam acabando com o meu surf, ficava cansado e por isto resolvi parar de cheirar cocaína e de fumar cigarro também, mas a maconha, essa eu não largava de jeito nenhum!
O surf é saúde e nos leva a querer conhecer novos lugares, o que marcou muito minha vida também foi um período em que morei em San Diego na Califórnia, EUA, cheguei em Los Angeles no dia 16 de janeiro de 1996.
Fui para Califórnia com sede de pegar as ondas que sempre sonhei e graças a Deus pequei... Lembro no primeiro dia, ao sair do avião, senti um cheiro diferente, quem já esteve lá sabe, é o cheiro dos EUA. Na ocasião fui direto para Disneylândia e logo de cara fumando um Green. Lá na Disney viajando (doidão), encontrei a seleção Brasileira de futebol e acreditem, eles estavam lá passeando e os músicos da Disney tocaram brasileirinho para homenageá-los, fiquei maluco, pois aquela música era pra mim também.
Morar na Califórnia foi um presente de Deus, foi um tempo onde pude estudar e aprender uma nova língua e cultura, na escola fiz amizades com pessoas do mundo intero, e depois da aula pegava altas ondas, em especial eu gosto muito de Ocean Beach e La Jolla, são as praias que eu freqüentava, curti tudo que os EUA podia me oferecer de melhor... e em especial a praia de Sunset Clifss no bairro de Ocean Beach que foi onde pela primeira vez na vida eu tive uma forte experiência com Deus no mar, naquele dia estava rolando ondas perfeitas em frente a universidade, ondas com até 10 pés, eu usava uma 7,6 Gun, na ocasião estava surfando com três amigos, (capixabas), e os experientes californianos! Lembro-me que naquele dia Deus usou os pássaros para me dar o sinal de quando a série ia entrar, não dá para explicar direito, mas naquele dia fui tocado pelo Espírito Santo de Deus, foi uma forte experiência, jamais vou esquecer!
Visitei o México também e bebi muita tequila naquele lugar, loucura... Mas, enquanto isso, aqui no Brasil minha mãe e um grupo de pessoas levantadas por Deus, aleluias, oravam intensamente pela minha vida, na certeza de que o Espírito Santo me alcançaria apesar da distancia e também da minha resistência. As pessoas que estavam em minha volta, (amigos capixabas), percebiam o perigo que eu estava correndo e as dificuldades pessoais com drogas lá nos EUA. Após um ano e meio longe de casa, nada mais me dava prazer, nem as ondas, nem os rocks e nem o dinheiro. Meu coração estava machucado com um namoro que não tinha dado certo, tinha brigado com um dos amigos que dividiam as despesas da casa, usava ainda mais drogas e álcool até chegar o ponto de ficar sem grana, e minha mãe descobriu tudo isso, através dos amigos capixabas que estava lá. Em março de 1997 minha mãe comprou a passagem com a ajuda dos meus amigos e conseguiu me trazer de volta para o Brasil.
Alguns meses após chegar em casa, a pedido de minha mãe fui morar em Aracruz na casa de uma das irmãs dela. A intenção era ficar longe das drogas e de algumas companhias. Lá eu trabalhava ajudando minha família, às vezes assistia as missas e curtia as festas da região, mas, quando a maconha acabava eu ia à busca dela, até encontrar! Minha família sempre me amou muito e louvo a Deus pela vida de cada um deles!
Em Aracruz eu pegava altas ondas no Changão (Barra do Sai) e às vezes ia para Regência, eu surfava sempre com pranchas muito grandes e muitos surfistas não entendiam por que eu usava pranchas tão grandes, a verdade é que eu sempre tive esperança de um dia ver aquelas “morras” californianas quebrarem por aqui... mas quem pega ondas sabe que aqui também rola altas ondas, só não é muito divulgado, a imprensa esportiva não investe pesado no surf por aqui, somente alguns amantes do esporte mesmo fazem isso, nunca vi ninguém dos jornais locais com uma câmera dentro da água, por exemplo, quando Manguinhos esta quebrando de gala, ou então Veosylend, Avalanche, Changão, Alem... e tantos outros picos pela costa Capixaba, ainda falta muito para alcançarmos o nível dos californianos, lá matérias de surf sai no jornal todos os dias, igual é o futebol por aqui!
Não era só alegria em Aracruz, em alguns momentos tive muita tribulação, cheguei até a pensar em suicidiu uma vez, eu estava dentro de uma camionete em alta velocidade e quase me joguei de frente para uma carreta carregada de eucaliptos, depois de tempo tive um livramento de morte após capotar esta mesma camionete, não teve jeito apesar de amor e carinho eu era muito difícil e um dia tive uma discussão com meu tio e em 1998 acabei voltando de Aracruz para Serra.
Naquela época aconteceu que ao chegar em casa meus pais estavam diferentes, enquanto eu estava em Aracruz, eles estavam sendo evangelizados, Jesus enviou pessoas para pregar a verdade e meus pais beberam a água limpa, (Bíblia)!
Já em casa eu queria parar de usar drogas, mas dava muito trabalho para os meus pais, nunca fui violento, mas andava armado desde os 19 anos e era uma pessoa explosiva, graças a Deus não carrego crimes de sangue!
Em 1999 minha mãe recebeu a visita de uma amiga, e surgiu um convite para eu voltar aos EUA, desta vez com amigos que moravam nos EUA a mais de 10 anos e são legalizados. Com a ajuda dos meus pais, mais uma vez, acabei indo e eles sabiam que eu estava com vontade de largar as drogas, pois elas só me davam muitos problemas e eu já estava amadurecendo e queria parar... aquela viagem na verdade, era uma tentativa com o objetivo de mudar de vida e conseguir ser feliz!!! Vida nova!
Em agosto de 1999 antes de partir para os EUA, meu tio, aquele que é pastor em Linhares, estava sempre em Vitória a trabalho e na ocasião ficou sabendo que eu iria partir para EUA e foi na minha casa para almoçar e orar comigo. Lembro como se fosse hoje, antes de orar ele me perguntou se estava preparado para passar pela imigração, e eu disse que sim; depois ele perguntou se caso acontecesse alguma coisa o que eu faria? Eu prontamente respondi que começaria tudo de novo! Em seguida oramos e saboreamos a comida da mama, recebi as bênçãos dos meus pais e do meu tio pastor.
Partir rumo aos EUA, a felicidade era total afinal, amo aquele pais! Algumas horas depois, ao chegar ao Aeroporto de New Jersey, fui interrogado por um policial da imigração e não tenho duvida, Deus estava ali e usou aquele homem, naquele dia eu costumo dizer que estive face a face com a presença do Senhor, Aleluias... pela segunda vez eu senti a presença do Deus Vivo Aleluias...
A história é longa, mas resumindo, fui preso e mesmo assim fiz amizade com os policiais, depois fui deportado e voltei no mesmo dia e no mesmo avião!
Chorei muito, muito mesmo e fiquei arrasado! Mas quando cheguei e minha mãe me viu, acredite, ela chorava de alegria... Passei uma semana tribulado, nervoso e irado com a vida, fumando maconha para esquecer de tudo. Estava triste e com raiva, um estado depressivo, cheguei a pensar em suicídio, mas não tinha coragem de fazer! No decorrer daquela primeira semana após, ter sido deportado acredite, eu tive várias conversas com Deus. Eu ia pro final da rua onde meus pais moram (Bairro de Fátima), lá tem uma parte alta que fica de frente para a cabeceira da pista do Aeroporto de Vitoria, hoje esta cheio de prédios e existe um condomínio de casas, mas naquela época era tudo mata e existiam algumas arvores, eu gostava de ficar em baixo da sobra e ficava fumando uns baseados e observando os aviões decolar e pousar. Eu gostava de fazer isto, sempre curti as aeronaves, mas naquela semana eu olhava para elas e questionei muitas coisas com Deus!!! O porquê daquela deportação e também outras coisas relacionadas à minha vida pessoal, coisas que só eu e Deus sabia...
Como Deus trabalha, é incrível! O meu tio, (pastor) que é casado com a irmã do meu pai, ele até já surfou com a gente quando eu e os meus primos éramos crianças. Então, lá estava ele de volta desta vez para levar uma palavra na 1° Igreja Batista de Vitória, e quando ele estava a caminho, vindo de Linhares, minha tia, liga para minha mãe e diz: “chama o Luciano e se arrumem ai, hoje vamos para a Igreja orar, isto vai fazer bem para ele e para vocês!”.
Eu ainda estava em baixo da árvore no final da rua, quando vi um carro branco parar na porta da casa dos meus pais. Logo reconheci que era o meu tio (pastor), gelei e fiquei de cara na hora, perguntei para mim mesmo, o que ele esta fazendo aqui esta hora? Minha mãe foi direto ao assunto, e disse que eles estavam ali por minha causa e que eu precisava me arrumar rápido para ir com eles ao culto, pois não poderia atrasar o pastor.
Eu resisti um pouco sabe, mas como estava no fundo do poço, não via outra saída se não buscar a ajuda de Deus indo a Igreja. Nossa!!! Só de contar me emociono, Aleluias... O culto foi só tubão, insane, as manobras de Cristo eram perfeitas e sempre na parte crítica do meu coração, o Senhor Jesus tocou na minha Alma e Espírito. Jesus entrou junto comigo nos tubos da minha intimidade e eu não agüentei, me rendi, aleluias. Antes de levantar minhas mãos para aceitar a Jesus através do apelo que o Pr. Oliveira de Araujo fez, eu só escutava as respostas das minhas perguntas, coisas que só eu e Deus sabíamos os questionamentos que fiz ao Senhor embaixo da árvore, foi tudo respondido na minha frente, na lata, só eu o podia entender o que o pastor estava falando, era comigo, seus olhos vinham ao encontro da minha Alma e Espírito, fui neste momento que senti e vi os olhos de Jesus, Aleluias... Glórias sejam dadas a Deus... Por um momento pensei que estava até doidão, mas a doideira com Deus é diferente!!! Depois eu senti a presença de JESUS mais e mais entrando no meu ser, em todas as áreas da minha vida, de uma maneira sobrenatural. Jesus estava ali, fazendo a cirurgia da minha libertação das drogas e me lavando de todas as imundícies, com seu precioso sangue, Aleluias...
Desde o dia da minha conversão em agosto de 1999, graças a Deus estou firme, meus alicerces estão plantados na rocha que é JESUS CRISTO, fui totalmente liberto e nunca mais usei drogas...
Deus é maravilhoso, Jesus Cristo sempre cuidou de mim. Após minha conversão fui evangelizado durante 10 semanas, o Senhor me mostrou a Igreja onde eu deveria freqüentar e em 2000 fui batizado nas águas, desde então estou congregando na 1° Igreja Batista em Jardim Camburi, Vitória-ES.
Passei também um tempo em casa só lendo Bíblia, andava muito de bicicleta e estava sempre pegando ondas, em 2002 o Senhor me mostrou uma profissão, surgiu o interesse por ela e com o passar dos anos a gente aprende muita coisa, hoje sou consultor imobiliário;
Em 2003 conheci Magna e em 2007 casamos, ela é uma esposa maravilhosa, um presente de Deus, o Senhor me ajudou a encontrar o pedaço da minha costela!
Jesus esta sempre me surpreendendo e me levando em lugares maravilhosos; estou sempre pegando altas ondas com meus amigos. O Senhor é misericordioso e nos dá tudo que precisamos para viver!
Jesus esta sempre ao meu lado em todas as situações, nos momentos de alegria e de tristeza, o Senhor esta sempre me dando forças, Deus é fiel!
Sabe, um dia destes com fé em Deus e para a Glória do Senhor, vou escrever um livro contando minha história de vida e com fotos de todos os lugares por onde andei e surfei, vai ser no tempo do Senhor...
Hoje com a ajuda de Deus, da minha esposa, do meu pastor e dos meus irmãos (as), sou discípulo em um dos Núcleos da Missão Surfistas de Cristo no Espírito Santo, (Núcleo de Jardim Camburi), juntos buscamos vigilantes viver, praticar e pregar os princípios e as verdades que estão na Bíblia, nossa missão é ajudar aqueles que ainda não descobriram as verdades que estão somente em JESUS CRISTO, ele é o caminho certo, ele é a porta estreita que nos leva a vida eterna...

Testemunho de Luciano Ruy Fiorio, membro da Igreja Batista em Jardim Camburi e um dos lideres do Surfistas de Cristo em Jardim Camburi.

Texto e foto cedidos por http://www.surfistasdecristo-es.com.br/

Nenhum comentário: